Informativo Sinduscon | Veja em seu navegador!
 
   

   Edição 152 - Especial / 2017

 
 

Hoje o informativo jurídico dará lugar a uma necessária nota sobre o conteúdo de reportagens que foram veiculadas sobre o caso do ex-funcionário do Sindicato que se encontra sob investigação por desvio de valores da entidade.

De início, é importante deixar claro que as únicas e verdadeiras vítimas destes atos ilícitos são o Sinduscon e o Seconci, por mais que alegações totalmente infundadas tentem fazer parecer o contrário.

Ataques pessoais aos ex e atuais presidentes e diretores já eram, não só previsíveis, como esperados. Alegações sem lastro probatório demonstram claramente a estratégia adotada pelas partes demandadas, consistente com desviar o foco dos verdadeiros responsáveis. Fragmentos de textos foram usados com edições capciosas para mudar o contexto em que estavam inseridas sendo pretextos para denegrir a imagem, a integridade e a honra de nossos representantes.

As Entidades, além de entregar o caso nas mãos do Poder Judiciário, que certamente iniciará um processo criminal para apurar os verdadeiros responsáveis, também se preocuparam em fazer com que isso jamais volte a acontecer.

Este não é o único motivo de o Sinduscon ter se abraçado a bandeira da Ética, mas é, certamente, uma grande motivação.

Porém, empunhar essa bandeira é mais que se colocar na defensiva e ostentar uma nova “filosofia”. É ação. É comprometimento com a ética, é comprometimento com uma nova forma de ver o mundo, onde desvios de caráter e posturas duvidosas não têm mais nenhum espaço, não são tolerados e devem ser relegados ao lixo da história das Entidades. Uma página virada que nunca mais voltará a ser lida, mas que servirá de lição de aprendizado permanente.

Foi pensando nisso que o Sinduscon e o Seconci resolveram implementar seus respectivos programas de compliance, não como um modismo ou algo a ser notícia, tampouco para servir apenas de resposta à situação indesejada que causou danos às entidades e seus representantes.

O programa de compliance foi criado para servir de ferramenta sólida e eficaz que impeça, previna, identifique e elimine, rapidamente, qualquer agente nocivo que coloque novamente em risco a imagem e a saúde financeira, ou mesmo a existência de Entidades que, ao longo dos anos, se mostraram tão úteis e tão necessárias à vida da Construção Civil da região Noroeste do Paraná.

Pessoas são falíveis e vivem seu dia a dia tomando decisões e escolhendo caminhos. O papel de nosso programa de compliance não é melhorar o ser humano, posto que isso cabe a cada um, mas incentivar que aqueles que conosco se relacionem, escolham sempre o caminho correto, porque a escolha do caminho errado terá consequências imediatas e implacáveis.