Publicado em 18/02/2021 às 10:17

Parceria com Confea é fundamental para setor da construção, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sistema Confea/Crea sempre tiveram em comum o objetivo de preservar os interesses de empresas e profissionais da indústria da construção. Em 2021, uma série de novidades tem reforçado essa parceria. “É muito importante para o setor produtivo da construção trabalhar em conjunto com o Confea”, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Martins também fez elogios à parceria do Sistema Confea/Crea com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O convênio garante acesso gratuito às normas citadas em legislação federal e com desconto de 66% às normas técnicas em vigência no país e no Mercosul. Para o presidente da CBIC, esse é um grande avanço setorial. “Estamos buscando todas as normas ligadas ao setor que estão previstas em lei e iremos enviar ao Confea, como forma de contribuição para a eficácia do convênio”, conta.

Na avaliação de Joel Krüger, presidente do Conselho, a parceria com a ABNT pode trazer muitos benefícios para o setor. “Afinal, empresas formadas por funcionários que respeitam e aplicam normas técnicas têm melhor reconhecimento quanto à qualidade produtiva e segurança nos procedimentos”, disse Krüger.

Durante a primeira sessão plenária de 2021, o Confea aprovou o nome do engenheiro João Carlos Pimenta para ocupar a Vice-Presidência do Conselho Federal. De acordo com Pimenta, o comportamento da indústria da construção durante a pandemia demonstrou como trabalhar em parceria é fundamental. “Ficou claro que o setor está coeso em torno das entidades empresariais, e que a parceria se estende aos sindicatos e associações laborais, no sentido de se cumprir um objetivo em prol de todos”, explica.

José Eugênio Gizzi, vice-presidente da CBIC, acredita que todos ganham com a aproximação entre CBIC e Confea. Ele cita como exemplos de ações que contaram com trabalho em parceria das duas entidades o combate à informalidade e a parceria nas discussões em torno da Lei de Licitações. “Nesse caso, havia uma série de questões convergentes, como o interesse por uma valorização maior do projeto na nova Lei. Para nós, um fato que tem prejudicado o Brasil como um todo é a baixa qualidade dos projetos. E a Lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional contempla essa questão”, conta.

Outra novidade no Confea foi a chegada do ex-presidente do Sinduscon-PR, José Maria Paula Soares, que ficará responsável por desenvolver um plano estratégico de relacionamento e ações em favor das empresas do setor. “A expectativa é de fortalecer e promover um estreitamento não só institucional, mas também setorial, e nesse sentido fomentar projetos e ações”, disse Soares.

Para o presidente da CBIC, o reforço do ex-presidente do Sinduscon-PR ao Conselho é mais um motivo de comemoração. “Ele irá assessorar o presidente na interlocução, para aproveitar a sinergia entre Confea e setor empresarial”, explica.