Publicado em 15/09/2021 às 14:38

Semana CANPAT Construção reunirá setor produtivo, trabalhadores e fiscalização

Valorizar o diálogo e as transformações e estreitar o relacionamento entre o setor produtivo e a fiscalização, em busca do trabalho decente e de ambientes saudáveis, seguros e produtivos na indústria da construção. Esses são os principais objetivos da Semana CANPAT Construção 2021, que acontecerá de 4 a 8/10, com participação especial do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

A iniciativa, em razão da pandemia da Covid-19, será realizada virtualmente pela Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência e pela CBIC, com a correalização do SESI e apoio especial do Seconci-Brasil.

Voltada para a implementação de uma efetiva cultura de prevenção de acidentes no trabalho, a ação nacional mobilizará representações empresariais e de trabalhadores do setor da construção de todo o país.

Anunciada em julho pelo subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, durante o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021), a Semana CANPAT Construção é resultado de antiga parceria entre a Inspeção do Trabalho e a CBIC. Ambas trabalham em busca de uma agenda comum para melhorar as relações de trabalho, promover ações destinadas a garantir a saúde e a segurança do trabalhador, reduzir os índices de acidentes, impulsionar a produtividade e fortalecer o setor na economia nacional.

A CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), orgulha-se de integrar iniciativas como essa, que demonstram a confiança que vem sendo conquistada pelo setor. E isso, graças a todos os envolvidos (Sinduscons, Seconcis, Sesis e demais entidades representativas do setor da construção e do mercado imobiliário), que, desde o início do primeiro ciclo da CANPAT Construção, em 2017, apoiaram as ações e disseminaram em suas localidades as boas práticas de prevenção de acidentes.

“Hoje, nossa campanha está consolidada como símbolo da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção, tendo alcançado mais de 30 mil trabalhadores, empresários e líderes do setor”, destaca o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

Na avaliação do executivo, todos ganham com a iniciativa: os trabalhadores, os empregadores e o Brasil como um todo. “Obra segura é obra produtiva. Obra produtiva é boa para o empresário, para o trabalhador e para o país”, afirma.

Cultura prevencionista contribui para a redução de acidentes

A programação da Semana da Construção 2021 contempla orientação e disseminação da cultura prevencionista dentro das empresas do setor, com foco na aplicação das Normas Regulamentadoras NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e NR-01 (Programa de Gerenciamento de Risco – PGR e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO). Além de estimular o diálogo setorial, serão realizadas palestras técnicas com debate sobre temas de grande relevância e interesse para a segurança do trabalho no setor.

Também previsto o engajamento com o Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas. Instituído pela Lei n° 12.645/12 e comemorado no dia 10 de outubro, o objetivo da iniciativa é plantar nos estudantes brasileiros uma semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes, que os acompanhará durante toda a vida, seja nas escolas, em casa, nas ruas e, futuramente, no trabalho, como empreendedores ou trabalhadores.

No âmbito da Semana CANPAT Construção 2021, a Indústria da Construção se mobilizará para fomentar a iniciativa junto à sociedade no dia 8 de outubro.

A ideia é multiplicar a experiência exitosa promovida pelo Sinduscon Chapecó-SC para que a cultura se firme e a discussão se torne perene não só nas escolas, mas também nas empresas, junto com os trabalhadores.

A Semana CANPAT Construção 2021 também será uma oportunidade para mostrar à sociedade as ações desenvolvidas pelo setor para a redução de acidentes dentro dos canteiros de obras.

Participe!

Inscreva-se antecipadamente para os painéis virtuais da Semana CANPAT Construção 2021 no link https://bit.ly/SemanaCANPAT2021

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da CPRT/CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

FONTE: AGÊNCIA CBIC: https://cbic.org.br/es_ES/semana-canpat-construcao-reunira-setor-produtivo-trabalhadores-e-fiscalizacao/?utm_campaign=cbic_hoje_01092021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station