Publicado em 10/10/2023 às 14:50

247

Dia Nacional de Segurança e Saúde reúne centenas de alunos em todo o país

Com a participação de centenas de alunos, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE) encerrou, na última sexta-feira (6), a Semana CANPAT Construção 2023. O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC,) tem o objetivo de contribuir com a conscientização para a segurança dos futuros profissionais. 

Participando diretamente da escola estadual Gomes Carneiro, em Porto Alegre (RS), o vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Ricardo Michelon, destacou a importância da indústria da construção para a sociedade e enfatizou o envolvimento de mais de 2,5 milhões de trabalhadores formais no setor. 

“A segurança e saúde no trabalho é um tema para a vida de todos e os alunos que participaram do último dia deste grande evento, que coroou o fim da semana CANPAT Construção 2023, é um elo importante para que a comunicação dessa mensagem chegue em suas casa e à sociedade”, apontou. 

A professora Vanessa Oliveira, do Rio Grande do Sul, destacou que, além de trazer uma oportunidade para os alunos sobre a questão de segurança do trabalho, as dicas apresentadas também podem ser utilizadas no dia a dia, dentro da escola e em suas casas. “Isso é muito importante para que eles tenham esse cuidado e é uma forma de divulgar uma opção do mercado de trabalho para terem conhecimento disso”, apontou.

A Semana CANPAT Construção 2023 contou com uma série de palestras  e eventos online, além disso, cerca de 20 entidades espalhadas por todo o Brasil aderiram ao DNSSE. Em Minas Gerais, a supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher destacou a importância da propagação das ideias seguras. “Foi uma atividade ímpar que permitiu uma interação dos filhos dos técnicos e engenheiros em segurança no trabalho. A reação das crianças foi muito interessante”, disse. 

Já em Manaus (AM), o professor de Educação Física Tárik Nina, apontou a importância da abordagem do tema. “Foi bastante satisfatória, além de abordar questões relativas à segurança no ambiente, também falaram sobre as possibilidades no mercado de trabalho aos estudantes que estão finalizando a etapa do ensino fundamental ingressando para o médio e a oportunidade de trabalhar com segurança”. 

“Para nós professores é muito significativo ver este momento. Sabemos que eles são o nosso futuro, por isso, é importante estarmos engajados a sempre motivar, ensinar e mostrar o caminho do ensino e aprendizado”, esclareceu a professora de Redação, Deywela Xavier, da Escola Sesi Ananindeua, no Pará. 

Camilla Montes, professora do 9º ano em Pernambuco, comemorou o aprendizado durante o encontro. “Foi incrível, os alunos do 9º ano puderam interagir e conhecer sobre esse evento tão importante. Aprenderam que independente da profissão o cuidado com saúde e segurança são essenciais. Além de aprenderem mais sobre alguns equipamentos e como manuseá-los de maneira correta”, disse. 

Em Aracaju (SE), com a presença de mais de cem alunos, a Escola Estadual Governador Augusto Franco contou com palestras do engenheiro Ronald Donald, além de dinâmicas de perguntas e distribuição de brindes aos participantes da palestra. “A interação com a maioria dos alunos foi muito boa”, apontou a diretora, Maria Gilvania Guimarães dos Santos. 

A abertura de diálogo sobre o tema foi considerada de suma importância para a professora do 9° ano, em Boa Vista (RR), Karen Costa dos Prazeres. De acordo com Karen, o debate sobre a temática garante a proteção e o bem-estar tanto dos alunos, como dos professores, demais funcionários e visitantes da instituição. “Ao trabalhar esse tema, cria-se um ambiente propício para o desenvolvimento físico e emocional dos estudantes, além de proporcionar um ambiente seguro e saudável para todos. Contribuindo assim, para o bom desenvolvimento escolar e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, analisou.

 

Confira a lista de entidades que aderiram ao DNSSE 2023:

  • Sinduscon-RR (Roraima)
  • Sinduscon da Foz do Rio Itajaí
  • Sinduscon-PE
  • Sinduscon Paraná-Oeste (Cascavel)
  • Sinduscon-Joinville/SC e Seconci-Joinville/SC
  • Sinduscon-GO e Seconci-GO
  • Sinduscon-PR e Seconci-PR
  • Sinduscon-RS
  • Aseopp
  • Sinduscon-RN
  • Sinduscon Paraná Norte e Seconci Paraná Norte
  • Sinduscon-AM e Seconci-Manaus
  • Sinduscon-PA
  • Sinduscon-PR/Noroeste e Seconci-PR/Noroeste
  • Seconci-MG e Seconci-Brasil

 

O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

 

Fonte: https://cbic.org.br/dia-nacional-de-seguranca-e-saude-reune-centenas-de-alunos-em-todo-o-pais/?utm_campaign=cbic_hoje_09102023&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Sua privacidade é importante para o Sindicato Da Indústria Da Construção Civil Do Paraná Região Noroeste – Sinduscon-PR/Noroeste.