Publicado em 05/07/2023 às 18:31

Mais de 10,4 mil apartamentos estão em construção em Maringá

A Sondagem do Mercado Imobiliário realizada pelo Sinduscon/PR-Noroeste para o período de maio e junho mostra que 10,4 mil apartamentos estão em construção em Maringá, em 109 empreendimentos verticais multifamiliares, que somam mais de 1,36 milhão de metros quadrados.  O resultado é maior que o levantamento referente ao bimestre anterior, quando havia 9,7 mil unidades em construção, em 104 prédios em construção e 1,29 milhão de metros quadrados.

Conforme o estudo, feito em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), dos apartamentos, 4.309 têm dois quartos, 3.320 têm três quartos, 964 têm 1 quarto e o restante tem quatro quartos, é estúdio ou é classificado como Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). Os apartamentos com até 55 metros quadrados são 5.713, ou seja, 54,9% do total. Na sequência 2.080 têm de 55,01 a 80 metros quadrados, 1.663 têm de 80,01 a 120 metros quadrados, 706 têm de 120,01 a 180 e 238 têm mais de 180 metros quadrados.

“A maioria dos apartamentos é voltada para famílias que buscam o primeiro imóvel e para investidores. Conforme o último censo, Maringá tem taxa de crescimento de 1,19% ao ano, o que impulsiona a construção civil junto a características como um dos maiores PIB do Brasil entre cidades de mesmo porte”, diz o presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku.

Dos 109 prédios em construção, 67% são por preço fechado (incorporação). As maiores concentrações de empreendimentos estão na Zona 7, com 26 empreendimentos, nas Zona 1 e Zona 8, com 16 prédios cada, e na Zona 3, com 14.

O estudo mostra aponta ainda que neste ano foram entregues pelas construtoras 903 unidades, em oito empreendimentos verticais, totalizando 82,6 mil metros quadrados. Estão em fase de lançamento e aprovação 28 empreendimentos, com 4,43 mil unidades e 569 mil metros quadrados.