Publicado em 16/04/2019

Comitiva do SindusCon visita universidades no RS

Representantes do Sinduscon PR-Noroeste, Sinduscon PR-Norte e do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) estiveram no Rio Grande do Sul, no último dia 5 de abril, para uma visita a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Comitiva do SindusCon visita universidades no RS

Além de conhecer a estrutura física da instituição, a comitiva participou de uma reunião, cujo tema foi uma parceria para a realização de ações, em especial a oferta do curso de especialização “Patologia e desempenho das construções” nas cidades de Maringá e Londrina.
A visita aos laboratórios do ITT Performance (Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil), nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre, propiciou o contato direto com o departamento de capacitação na área de desempenho de edificações. O professor e doutor Bernardo Fonseca Tutikian, coordenador do ITT Performance, foi quem recepcionou o grupo formado pelos arquitetos Clovis Bohrer Filho e Maria Luiza Bohrer e pelos engenheiros Brazil Alvim Versoza, José Armando Quirino dos Santos, Maria Angelica Covelo Silva e Luiz Fernando Covelo Silva.
O ITT Performance conta com laboratórios completos para a realização de ensaios e avaliações de sistemas e componentes construtivos atendendo a todos os requisitos da norma de desempenho. Nos laboratórios são realizados ensaios mecânicos, de resistência e reação ao fogo (incluindo os fornos de grandes dimensões para ensaios de vedações verticais e de forros e coberturas), acústica, durabilidade, propriedades térmicas, simulações computacionais, estanqueidade de esquadrias, fachadas e coberturas.

O trabalho de pesquisa e desenvolvimento tecnológico desenvolvido por técnicos, professores e pesquisadores - altamente capacitados – atende indústrias e empresas construtoras. Essa prestação de serviço ao setor privado alimenta os temas de pesquisa e proporciona à equipe uma experiência prática de aplicação dos requisitos e critérios em empreendimentos residenciais, entre outras situações. O ITT Performance atua ainda como Instituição Técnica Avaliadora (ITA) credenciada ao PBQP-H.
O grupo visitou também o Laboratório de Aerodinâmica das Construções (LAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, onde foi recebido pelo engenheiro e doutor Mario Gustavo Klaus de Oliveira. O laboratório está equipado com túnel de vento para ensaios e avaliações de edificações como pontes e torres de energia.
Esses ensaios requerem os esforços de vento sobre a estrutura e fundações para avaliação de pressão em fachadas e de condições de conforto aos usuários em áreas específicas, como áreas de lazer e passarelas. Para tanto é utilizada uma metodologia específica, de acordo com a avaliação prevista na ABNT NBR 6123 (forças devidas ao vento em edificações) e procedimentos da área alinhados com práticas internacionais, que o LAC acompanha por meio de participação e interação com entidades e instituições líderes no mundo na área de aerodinâmica das construções.
Destacaram-se nas visitas os ensaios já realizados em edificações do Paraná, a possibilidade de otimização de estruturas e fachadas a partir do conhecimento preciso dos esforços e a avaliação de riscos. Também foi ressaltado o fato de que as regiões norte e noroeste do Paraná apresentam velocidades do vento entre as mais elevadas do país pelo mapa da ABNT NBR 6123, que define os critérios de consideração dos esforços nos projetos de estruturas, esquadrias, fachadas e coberturas.

O roteiro de viagem incluiu ainda uma visita à Melnick Even, incorporadora e construtora que está entre as líderes do mercado gaúcho. Lá o grupo conheceu empreendimentos, práticas de desenvolvimento de produtos e projetos, incluindo a implantação do BIM (Building Information Model)  na empresa, que significa Modelagem da Informação da Construção. O engenheiro Ricardo Vellinho Ely e os arquitetos Tiago Guaragna e Laura Rocha - das áreas de produtos e projetos foram os anfitriões.
Antes de retornar para o Paraná, a comitiva se reuniu com o presidente do Sinduscon-RS, engenheiro Aquiles Dal Molin Jr.; o vice-presidente da área de Tecnologia, engenheiro Alexandre Dode de Almeida; e o coordenador das atividades técnicas e Fórum de Inovação do Sinduscon-RS, engenheiro Roberto Sukster. O encontro propiciou a aproximação para divulgação dos eventos técnicos do sindicato gaúcho para os associados das entidades de Londrina e Maringá.

Fonte: Assessoria de Imprensa SindusCon PR-NOROESTE