Publicado em 26/11/2019

Conecti: Juiz fala sobre encargos e premiações

O juiz federal do Trabalho Marlos Melek abriu a programação desta sexta-feira (22) do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti/CBIC), em Maringá.

Conecti: Juiz fala sobre encargos e premiações

Falando a mais de 400 empresários e dirigentes do setor da construção de todo o Brasil, ele detalhou os principais pontos, na prática, da Reforma Trabalhista, cuja redação final, publicada há dois anos, contou com a participação do magistrado.

Melek falou aos participantes sobre como reduzir encargos na folha de pagamento, aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores no novo cenário da Lei 13.467/17, e como conceder premiações à equipe.
Em se tratando de legislação trabalhista, Melek afirmou que antes das mudanças na legislação, cerca de 11 mil novas ações ingressavam por dia nos tribunais, e que a Reforma Trabalhista contribuiu para reduzir as hostilidades neste âmbito. “No primeiro ano de vigência, houve queda de 36,5% no número de processos e de 60% nas causas de reparação moral, enquanto o valor dos acordos subiu em 24% e o registro de acordos extrajudiciais foi elevado em 1.804%”, destacou.
“Dois anos após a promulgação da lei, considero que ainda há pouco conhecimento sobre as mudanças, por parte das empresas”, disse o juiz
Melek citou a nova regra da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como exemplo a ser seguido. “Hoje a premiação pode ser paga em produtos, bens, serviços ou dinheiro para aquele que tiver rendimento acima do ordinário. A partir daí, já temos casos de empresas que economizam 1 milhão por mês, com redução de comprometimento de folha e aumento de rendimento do funcionário”, finalizou.
O Conecti é uma realização do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon/PR-Noroeste) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).