Publicado em 19/11/2019

Painel do Conecti discutirá inovação e o futuro da construção

A inovação e o futuro da construção civil serão temas de painel no Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti), realizado pelo Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon/PR-Noroeste) e Câmara Brasileira da Indústr

Painel do Conecti discutirá inovação e o futuro da construção

O painel “A Inovação e o Futuro da Construção” será no dia 22, das 15h30 às 17h, e contará com a participação de Luiz Henrique Ceotto, engenheiro civil e sócio sênior da Tecnoeng Consultoria, e Guga Stocco, fundador e CEO da GR1D. A mediação será feita pelo presidente do Sinduscon-PR/Noroeste, Marcos Mauro Pena Filho.

Segundo Ceotto, todas as tecnologias estão disponíveis para serem usadas pelo setor – do projeto à venda das unidades –, mas esbarram na burocracia. “A construção civil, sempre que questionada sobre um tema, devolve a mesma resposta: vamos dar prazo. Prazo para banco, prazo para o cliente, e isso se tornou uma bola de neve cujo resultado são projetos de seis, sete anos para total conclusão. Precisamos mudar urgentemente essa cultura que está inserida no setor”, argumenta.

De acordo com o engenheiro, ao comparar a realidade do Brasil com outros países fica comprovado que os brasileiros estão atrasados nessa área. “Enquanto Nova Iorque leva três meses para aprovar um projeto, o Brasil leva anos. Para isso evoluir, a solução seria reunir todos os elos do segmento para trabalharem uma estratégia eficaz, a fim de reduzir esse longo tempo para produção”, afirma.

Para Ceotto, uma das maiores dificuldades para implementar inovações é o alto custo. “A tecnologia em si não é o problema. O problema é o valor, porque temos uma discrepância absurda de impostos no setor: sobre serviços nas obras, 5%. Já sobre produtos industrializados, quase 25%”, finaliza.

Além do painel sobre inovação, no dia 22 de novembro também serão realizados outros três painéis com palestrantes de renome nacional para discutir temas como ‘cooperativas de crédito’, ‘como a ética torna uma empresa mais eficiente’ e ‘futuro da minha cidade’.

O evento prosseguirá com a entrega do Prêmio Sinduscon, que completará dez anos. O Conecti/CBIC conta com a promoção e realização do Sinduscon-PR/Noroeste e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).