Publicado em 03/03/2020

Patologia e Desempenho nas Edificações é tema de evento do Sinduscon-PR/Noroeste

Nesta quinta-feira, dia 5 de março, o Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste) vai realizar um evento gratuito com o tema ?Patologia e Desempenho nas Edificações: Como reduzir riscos e custos?.

Será das 9h às 11h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), na avenida Bento Munhoz da Rocha Netto, 1139, Zona 7.

O evento vai contar com palestras de Bernardo Fonseca Tutikian e Maria Angélica Covelo Silva. Tutikian é engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grando do Sul (UFRGS) e professor e pesquisador da Unisinos-RS. É coordenador do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (itt Performance) da Unisinos, membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil) e diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

Maria Angélica é engenheira civil formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia da UFRGS e doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Foi professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora da Divisão de Edificações (atual Centro Tecnológico do Ambiente Construído) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo, e sócia-fundadora da empresa de consultoria Centro de Tecnologia e Edificações (CTE).

A participação no evento é de graça e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 4, pelo telefone (44) 3025-7999 ou e-mail sinduscon@sindusconnoroeste.org.br. Durante o evento, será lançado o curso Especialização em Patologia e Desempenho das Construções da Unisinos, com formação de turmas em Maringá e Londrina.

O evento conta com parceria do Sinduscon-PR/Norte, Unisinos Campus São Leopoldo (RS), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e Núcleo de Gestão e Inovação (NGI).

Fonte: Camila Maciel