Publicado em 25/10/2018

PRÊMIO SINDUSCON ENTRA NA RETA FINAL

Começou nesta semana e segue até 9 de novembro a terceira e última etapa de auditorias da nona edição do Prêmio Sinduscon Noroeste do Paraná.

PRÊMIO SINDUSCON ENTRA NA RETA FINAL

No total, 11 construtoras concorrem nas categorias Obras de Incorporações, Obras de Terceiros e Obras Públicas. O anúncio dos vencedores será em 23 de novembro, mesma data em que serão conhecidos os ganhadores dos prêmios Sinduscon Fornecedores e Academia. A cerimônia de premiação será a partir das 19h30, no Moinho Vermelho, e deverá reunir 750 pessoas.

Até o momento, a comissão julgadora, formada por engenheiros e arquitetos, já realizou mais de 600 horas de auditoria. O trabalho consiste em duas visitas de avaliação à obra indicada pelas construtoras e uma à sede, sem indicar a data. Essas avaliações seguem critérios técnicos e objetivos de qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidade social, sustentabilidade e compliance.

As análises são feitas com base no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, nas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nas Normas de Segurança no Trabalho (NR-18 e NR-35, entre outras) e nos critérios de sustentabilidade – econômica, social e ambiental.

Com o objetivo de incentivar as empresas participantes a investirem em melhorias contínuas, o prêmio Sinduscon premiará as duas construtoras   que obtiverem as maiores notas finais em cada uma das três categorias. As empresas bem avaliadas também poderão usar o selo de boas práticas, que  atesta o comprometimento das construtoras em entregar um produto de qualidade e em investir em práticas sustentáveis no canteiro de obra.

Já o prêmio Sinduscon Fornecedores funciona da seguinte forma: as construtoras associadas ao Sinduscon indicaram um fornecedor para cada uma das 12 categorias (aço reto ou corte e dobra; coleta de resíduos da construção; concreto usinado; equipamento de transporte vertical; instalador de gesso plano; lajes de concreto; locação de equipamentos; mármores e granitos; material elétrico; material hidráulico; revestimento cerâmico; textura e grafiato). As empresas indicadas foram avaliadas, pela mesma comissão, em cinco temas: qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidade social e sustentabilidade.

O prêmio tem ainda uma modalidade voltada para alunos de graduação, pós e cursos técnicos. Trata-se do Prêmio Sinduscon Academia, que avalia trabalhos com foco na cadeia produtiva da construção civil. Este ano foram inscritos 12 trabalhos acadêmicos de três universidades – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Feitep. Os dois primeiros colocados recebem premiação em dinheiro.

No próximo ano, o Prêmio Sinduscon Noroeste do Paraná completará dez anos, e para celebrar a marca, será realizado um evento nacional. A premiação é uma realização do Sinduscon-PR Noroeste e Seconci, com correalização do Sebrae, Senai e Crea-PR, e patrocínio da Fiep, Sesi, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Coopercard ,Tintas Ciacollor, BMW, Ordini, Eliane Revestimentos, Báccaro Advocacia, Caixa e Sicredi.

Quadro: Ganhadores de 2017

As vencedoras do Prêmio Sinduscon Construtoras em 2017 foram a Sisa Construções e a Scobin, em primeiro e em segundo lugar, respectivamente, na categoria Obras terceirizadas. Na categoria Obras públicas a Metro foi a vencedora e a Planingá ficou em segundo lugar. A Catamarã sagrou-se vitoriosa na categoria Incorporadoras, com a A.Yoshii em segundo.

O Selo Boas Práticas na Construção Civil foi entregue para 12 construtoras que tiveram nota média superior a oito nas avaliações. Conquistaram o selo a A.Yoshii, Catamarã, CIM, Lotus, Design, Just, M.I. Assis e Mazaron, Wegg-CCI, Concretiza, Edificação Projetos e Construções, Sisa e Metro.