Publicado em 10/05/2019

Senador Flávio Arns defende reforma da previdência no Sinduscon

A diretoria do Sinduscon/PR-Noroeste recebeu na última quinta-feira (dia 9) o senador Flávio Arns (Rede), que estava acompanhado do segundo suplente, Flávio Vicente.

Senador Flávio Arns defende reforma da previdência no Sinduscon

O presidente do Sinduscon, Marcos Mauro Pena Filho, abriu o encontro destacando o trabalho do sindicato para as empresas da construção civil. Depois diretor executivo do Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná - Região Noroeste (Seconci), Alvaro Pereira da Silva, falou sobre o trabalho da entidade. O Seconci é um serviço social para melhorar a qualidade de vida do trabalhador da construção. Está garantido em convenção coletiva e não é descontado do trabalhador, já que é pago integralmente pelo empregador.

No Seconci são ofertados consultas médicas de diversas especialidades, além de atendimentos de dentistas, psicológicos e exames laboratoriais, todos com hora marcada das 8 às 20 horas. Apenas no ano passado foram mais de 9,5 mil atendimentos para mais de 1,3 mil colaboradores.

Outra frente de trabalho do Seconci é a medicina ocupacional, que também foi apresentada ao senador. Trata-se de um serviço gratuito para as empresas associadas, por meio de exames admissionais, periódicos, de mudanças de função e retorno ao trabalho, além de treinamentos de normas regulamentadoras voltadas para a construção civil (NR18 e NR 35). Em 2018 foram quase 4 mil atendimentos, para mais de 2 mil trabalhadores. “Estimamos que as empresas associadas ao Sinduscon, que contam com assistência do Seconci em Saúde e Segurança do Trabalho, registram 40% menos acidentes de trabalho se comparadas ao restante do estado”, aponta Silva.

O Sinduscon também integra o Programa de Incentivo à Formalidade na Construção Civil. Após as visitas do comitê, em 2017, mais de 1,3 mil trabalhadores foram formalizados no Paraná, e nos últimos 12 anos esse número foi de mais de 14,5 mil trabalhadores encontrados em 13,8 mil obras.

O senador Flávio Arns elogiou o Seconci e ofereceu a oportunidade das apresentações desse trabalho sejam feitas em comissões do Senado, bem como sejam veiculadas reportagens na TV Senado.

Em sua explanação, Arns destacou que a reforma da Previdência é “importante e inadiável, mas precisa ser discutida, porque mexe com toda a sociedade. A aprovação da reforma vai trazer segurança para o mercado”.

O senador também destacou a importância de outras medidas para o crescimento econômico. “A reforma da previdência é necessária para acabar com distorções, mas há outras discussões importantes que devem ser feitas ao mesmo tempo, como a renúncia fiscal, desonerações e o pacto federativo”.