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Publicado em 07/07/2020

SePlan amplia serviços online por transparência e agilidade

A Secretaria de Planejamento de Maringá (SePlan) dará essa semana mais um importante passo para a digitalização do atendimento para comunidade e procedimentos internos.

SePlan amplia serviços online por transparência e agilidade

A partir de quinta-feira, 9, estará na internet o Protocolo Online para abertura de análise de projetos. Link será disponibilizado  juntamente com tutorial antes para profissionais da Construção Civil aprenderem a trabalhar no portal. “Pretendemos cada vez mais melhorar os atendimentos para população e profissionais", considera secretária da SePlan, Bruna Barroca. "Estamos desburocratizando os processos. A meta é estender o online para toda secretaria.”
 

O usuário terá acesso ao trâmite de abertura do processo e após ser liberado poderá fazer downlond da guia com o número do protocolo e taxas. São dez procedimentos entre alteração de cadastro, alvarás, cancelamentos, certidões, entre outros. 

É segunda iniciativa da SePlan para trabalhar online. Primeira foi em abril, quando parte dos procedimentos deixaram de ser na Praça de Atendimento, no Paço Municipal, para serem por email em prevenção ao coronavírus. Desde 16 de abril já foram 8 mil procedimentos realizados somente online.
 

SePlan otimizou serviços que em alguns segmentos, como Aprovação de Implantação de Edificações, chegou a dobrar os registros. Como em abril desse ano foram 130,1 mil m² de edificações licenciadas, contra 61,2 mil m² no ano passado. Em maio também foi quase o dobro. Esse ano foram 105,6 mil m² contra 57,5 mil m² de maio do ano passado. Entre esses procedimentos estão alvará, habite-se, regularização, entre outros. 
 

São em torno de 7% de acréscimo de área construída a mais que no primeiro semestre do ano passado. O que significa quase 40 mil m² a mais no período. O que mantém Construção Civil não somente em atividade durante pandemia de coronavírus, como numa crescente, sendo um dos apoios para retomada da economia. 

Organização e digitalização dos trabalhos também resultaram em agilidade. Até ano passado havia casos de espera da análise de projetos levando mais de 90 dias. Hoje, tempo médio é de 15 dias, podendo ser menos em alguns casos. 
 

Todas essas melhorias auxiliam no gerenciamento do trabalho, colaborando com contribuintes, profissionais do segmento, toda Construção Civil e garantindo mais eficiência no trabalho da prefeitura. Plataforma Protocolo Online foi totalmente desenvolvido e implantado pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Prefeitura de Maringá. 

Fonte: www2.maringa.pr.gov.br

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