Publicado em 05/09/2018

SINDUSCON APRESENTA MUDANÇAS NA CONVENÇÃO COLETIVA COM A REFORMA TRABALHISTA

Os associados do Sinduscon/PR-Noroeste conheceram na última segunda-feira (dia 3) detalhes da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria após a reforma trabalhista.

SINDUSCON APRESENTA MUDANÇAS NA CONVENÇÃO COLETIVA COM A REFORMA TRABALHISTA

A explanação foi feita pelo advogado do sindicato, Sandro Trovão. Segundo ele, o documento é fruto de estudos e muita dedicação. “Foram muitas reuniões discutindo os principais pontos que poderiam ser ajustados, mas apesar de todo o esforço, vale lembrar que esta é só a primeira versão da CCT com as novas regras trabalhistas, por isso é natural que daqui para frente a gente busque avançar mais. Sempre, é claro, buscando atender as necessidades dos associados”, diz.

Entre as inovações apresentadas no novo documento estão a possibilidade de as construtoras substituírem a oferta do café da manhã, obrigatória até então, por um cartão magnético com o valor correspondente a refeição. Com a nova legislação, é possível também fazer a troca de feriados por um acordo. “Neste caso, será permitido, por exemplo, que as equipes de trabalho cumpram horário em um feriado que caia em uma quinta-feira e folguem na sexta”.

Segundo Trovão, outra mudança interessante é oferecer bônus aos trabalhadores de acordo com metas pré-definidas. “Esta é uma forma de remunerar melhor os trabalhadores sem onerar muito a empresa, uma vez que as bonificações são isentas de encargos”, diz. Por fim, outra inovação  importante é em relação ao termo de quitação anual do contrato de trabalho. “Por esse instrumento, empregador e empregado comparecem ao sindicato dos trabalhadores com os documentos referentes ao contrato de trabalho que faz aniversário, podendo, com a concordância de ambos, passar uma quitação anual deste período e prosseguindo o vínculo de emprego normalmente”, finaliza.