Publicado em 11/06/2018

SINDUSCON PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO COM PRESENÇA DE MICHEL TEMER

Principal evento do setor, o 900 Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) começará nesta quarta-feira (dia 16) e prosseguirá até a sexta-feira (dia 18) no Centro de Eventos Governador Luís Henrique da Silveira, em Florianópolis. O evento debate

Neste ano, diretores do Sinduscon NorPR e Seconci Noroeste PR, bem como empresários maringaenses participarão do encontro, reconhecido por ser um importante fórum de debates, troca de conhecimento e exposição de produtos e novas tecnologias.

O presidente do Sinduscon NorPR, Marcos Mauro Pena Filho, será um dos painelistas de um fórum que discutirá os desafios e as oportunidades da ética e compliance na construção. O evento será na sexta-feira das 16 às 18 horas e terá a participação do compliance officer da OAS, André Tourinho, e a moderação do sócio da Além das Palavras, Fábio Risério.

Pena Filho falará sobre a implementação do programa de compliance, já que o Sinduscon foi a primeira entidade empresarial brasileira a adotar esse tipo de programa. Desde o início de 2017 foi implantado um processo de gestão transparente e ética no Sinduscon. Lá o programa de compliance tem como pilares o comprometimento da alta direção, código de ética e conduta e canal de denúncia corretamente implementado – no caso, por meio do site e de uma caixa física na sede do sindicato -, a avaliação de riscos, monitoramento e melhoria contínua e a definição de um responsável pelo programa, chamado compliance officer.

O compliance serve de ferramenta para impedir, prevenir, identificar e eliminar rapidamente qualquer agente que coloque a imagem e a saúde financeira do sindicato em risco. O programa do Sinduscon também prevê que todas as contas relativas a 2018 sejam auditadas por consultoria externa e que possíveis brindes sejam sorteados ou não sejam aceitos.

Sobre o Enic

Promovido pela CBIC e realizado pela Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (ASICC-SC), o Enic é o principal evento do calendário anual do setor e mobiliza palestrantes nacionais e internacionais, entre os mais respeitados atores nos diversos temas da indústria da construção. Cada edição recebe, em média, 1,5 mil participantes.

Fonte: Assessoria de imprensa Sinduscon NOR/PR