Publicado em 07/05/2020

Superintendente de habitação da Caixa discute crédito imobiliário

Empresários e executivos da construção civil participaram de reunião virtual com o superintendente executivo de habitação da Caixa Econômica Federal, Valdemir Martins.

Superintendente de habitação da Caixa discute crédito imobiliário

No encontro realizado na última terça-feira pelo Sinduscon PR-Noroeste e Sinduscon Norte Paraná foram discutidas ‘ações de mitigação do impacto da Covid-19 no crédito imobiliário’. Martins destacou as novas medidas de proteção e estímulo à construção adotadas pelo banco. Para as pessoas físicas, entre as iniciativas estão pausa ou pagamento parcial da prestação do financiamento habitacional por 90 dias – a medida é válida para clientes que estão em dia com o financiamento ou até duas parcelas atrasadas. Para os novos contratos de financiamentos, o prazo de carência para o início do pagamento é de 180 dias.

Também há boas alternativas para as construtoras que utilizam financiamento da Caixa. Entre elas estão previstos antecipação de até 20% dos recursos de novos financiamentos; pagamento parcial da parcela do
financiamento por até 90 dias para clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso; e possibilidade de prorrogação do início das obras por até 180 dias.

Outra facilidade é a antecipação da liberação dos recursos correspondentes a até três meses, limitado a 10% do financiamento, para obras em andamento e sem atrasos no cronograma. Recursos de
financiamento não utilizados pela empresa nos meses anteriores podem ser liberados.

Para o superintendente, as medidas ajudaram o setor a continuar mantendo empregos e obras durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Assessoria de imprensa Sinduscon-PR/NOROESTE