Publicado em 15/10/2025 às 18:08
2
Está chegando o Prêmio Sinduscon, que reconhece a qualidade das obras de construtoras de Maringá e região. A cerimônia será no dia 24 no Lebloc Centro de Eventos, a partir das 18h30, com expectativa de receber 600 pessoas.
Com o tema “Construção 4.0 - excelência e inovação para um futuro sustentável”, o prêmio está na 12a edição. Uma das novidades deste ano é a categoria “Construtora regional” voltada às empresas cuja sede não fica em Maringá, mas dentro da área de atuação do Sinduscon/PR-Noroeste, que realiza o prêmio em conjunto com o Seconci/PR-Noroeste. Estão concorrendo empreendimentos residenciais, comerciais, obras públicas e projetos de arquitetura. No total, são 30 obras, de cinco cidades.
Na categoria “Gestão de obra” todos os inscritos foram avaliados por uma comissão composta por especialistas do Seconci, Sebrae, Senai e Sesi em visitas na sede da construtora e na obra. Já nas categorias “ODS/Gestão ESG” e “Inovação/Tecnologia” os avaliadores estiveram no escritório. Para a categoria “Construtora regional”, a avaliação foi na obra, e na categoria “Arquitetura e Urbanidade” os projetos foram escolhidos por cerca de 60 especialistas do setor, de 16 estados. Ao final, todas as construtoras participantes receberão um relatório com pontos de melhorias.
O trabalho da comissão consumiu 1.065 horas entre planejamento, avaliações e reuniões de feedback. Ao longo de 12 edições, o prêmio teve a participação de mais de 70 construtoras e de 15 mil horas de avaliações e consultorias.
A cerimônia terá patrocínio de Caixa, Totvs, Mutua, Cooper Bank, Ingatubos, FRTA Advogados, BRDE, Buysoft, Krona, DRM, Sanepar, Confea, Hotel Deville, BYD, TIP Form, Cimflex, TecFund, Acim, Marromil, Triunfo, Gerdau e Kandyany, com apoio de Sebrae, Crea-PR e Fiep.
Conecti
No mesmo dia do prêmio, mas no período da manhã, a partir das 8h, acontecerá o Conecti, evento que contará com especialistas da construção civil de todo o país. Será na sede da OAB Maringá. Entre os assuntos do evento, a apresentação do projeto da ponte de Guaratuba, com 1,2 mil metros de extensão e valor estimado de R$ 400 milhões. A ponte ligará Matinhos e Guaratuba e será rota alternativa ao ferry-boat. A apresentação será feita pelo engenheiro civil Luciano Pizzatto, que trabalha há 30 anos com obras de infraestrutura e é diretor de contratos da Odebrecht Engenharia.
Durante o evento serão conhecidos os ganhadores do selo “Boas práticas na construção civil”, um reconhecimento às obras que conquistaram nota superior a 70 na avaliação. São três categorias: Gestão de obra; Inovação e Tecnologia; ODS e Gestão ESG.
O Conecti terá a participação da diretoria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que estará em Maringá para prestigiar o Prêmio Sinduscon e realizará as reuniões do Conselho de Administração e das comissões Imobiliária e de Habitação de Interesse Social.
Foto: Edição de 2024: Rogério Yabiku e Makihiro Matsubara, presidentes do Sinduscon/PR-Noroeste e do Seconci/PR-Noroeste, entidades que realizam a premiação