Publicado em 01/02/2024 às 14:50

Construção civil cria mais de mil empregos em 2023 em Maringá

A construção civil foi o segundo setor que mais gerou empregos no ano passado em Maringá, atrás apenas de serviços. Das 5,2 mil novas vagas, 1.024 foram da construção, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com exceção de novembro e dezembro, em todos os outros meses o saldo foi positivo. No total, o setor emprega 9.365 trabalhadores com carteira assinada. No Brasil, o saldo também foi positivo, com mais de 158 mil novos empregos formais. O mesmo aconteceu no Paraná, com a criação de 8,5 mil empregos.

Na região noroeste do Paraná, onde atua o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Noroeste do Paraná (Sinduscon/PR-Noroeste), em algumas cidades houve a criação de vagas no setor e em outras o saldo foi negativo. Em Sarandi foram 69 novas vagas, em Paranavaí foram 88 e em Mandaguaçu foram 72. Já em Cianorte houve o fechamento de 14 vagas e em Umuarama e em Paiçandu o saldo foi negativo em 13 e 22 vagas, respectivamente.

O levantamento foi feito pelo Sinduscon/PR-Noroeste.