Publicado em 24/08/2022 às 17:49

Dia Nacional da Construção Civil terá ação social em Maringá no sábado

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste (Sinduscon-PR/Noroeste) e o Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste (Seconci-PR/Noroeste) realizarão em Maringá, no sábado (27), das 9 às 15 horas, o Dia Nacional da Construção Social. Serão oferecidos serviços de saúde, educação, atividades recreativas e culturais para trabalhadores da construção civil e seus familiares. O evento será na rua Vereador Nelson Abrão, nº 80.

Na área da saúde, os trabalhadores poderão fazer exames de visão e de prevenção contra o câncer de pele, avaliação bucal, teste de glicemia e de pressão arterial. Haverá exposição de equipamentos de higiene e conteúdo explicativo sobre segurança no trabalho, além de orientações antidrogas e psicológicas. Quem quiser poderá se voluntariar como doador de sangue e se cadastrar como doador de medula óssea das 9h às 15h.

Os trabalhadores também contarão com consultas jurídicas e de crédito, além de conferirem a Caravana Kids, às 13h30, peça teatral desenvolvida pela Sicredi, que ensina educação financeira para crianças por meio da história dos palhaços Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho. Os personagens que querem abrir um circo, mas precisam economizar dinheiro.

Quem for ao evento poderá ainda conhecer os cursos do Serviço Social da Indústria (Sesi), conferir demonstrações práticas de novos equipamentos de trabalho, exposição de ferramentas para aplicação e revestimentos cerâmicos, prototipagem em tempo real e fazer visitação a laboratórios da instituição, entre outras atividades.

Na recreação, haverá arremesso de basquete, treinamento funcional infantil, slackline, jogos gigantes, cama elástica, touro mecânico, piscina de bolinhas, tobogã, oficina de pintura e desenho, além de show da dupla Rodrigo & Ravel. Durante a programação haverá distribuição de pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, pastéis, refrigerante e sorteios de prêmios.

Em vários locais do Brasil

As comemorações do Dia Nacional da Construção Civil chegam a sua 15ª edição neste ano. A iniciativa é da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). As ações serão realizadas em diversas regiões do Brasil, com o objetivo de mobilizar os trabalhadores da construção civil e suas famílias para um mutirão de responsabilidade social. Em Maringá, a realização é do Seconci-PR/Noroeste e Sinduscon-PR/Noroeste, com apoio do Sistema Fiep e Sicredi.