Publicado em 15/05/2023 às 17:40

Mais de 9,7 mil apartamentos estão em construção em Maringá, revela estudo do Sinduscon

A Sondagem do Mercado Imobiliário feita pelo Sinduscon/PR-Noroeste aponta que há 9.773 apartamentos, em 104 empreendimentos verticais multifamiliares, em construção em Maringá. Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o estudo revela que a área construída desses prédios soma mais de 1,29 milhão de metros quadrados.

Destes apartamentos, 4.186 têm dois quartos, 2.835 têm três quartos, 917 têm 1 quarto e o restante tem quatro quartos, é estúdio ou é classificado como Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). As unidades com até 55 metros quadrados somam 5.626, ou seja, 57% do total. Na sequência 1.688 tem de 55,01 a 80 metros quadrados, 1.489 têm de 80,01 a 120 metros quadrados, 704 têm de 120,01 a 180 e 266 têm mais de 180 metros quadrados. Para o presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku, apartamentos de até 55 metros quadrados, que predominam na cidade, são voltados principalmente para as famílias que buscam o primeiro imóvel e para investidores. Ele ressalta ainda que com taxa de crescimento populacional de 1,9% ao ano, conforme o último censo, Maringá tem quase 9 mil novos moradores anualmente, o que contribui para impulsionar a construção civil.

Dos 104 prédios em construção, 68% são por preço fechado (incorporação). As maiores concentrações de empreendimentos estão na Zona 7, Zona 1 e, empatados, Zonas 8 e 3.
O mapeamento aponta ainda que neste ano foram entregues pelas construtoras seis empreendimentos verticais, que totalizam 785 unidades e 56,4 mil metros quadrados.

Estão em fase de lançamento e aprovação 32 empreendimentos, com 4,8 mil apartamentos e 614 mil metros quadrados. O número é maior do que o último levantamento, referente ao primeiro bimestre do ano, quando havia 29 empreendimentos em lançamento ou aprovação, com 4,5 mil apartamentos.