Publicado em 28/10/2025 às 15:49
20
A 12ª edição do Prêmio Sinduscon, promovido pelo Sinduscon/PR-Noroeste e pelo Seconci/PR-Noroeste, reconheceu construtoras e profissionais que se destacaram pela qualidade, inovação e responsabilidade social em seus projetos. A cerimônia, na última sexta-feira (dia 24), no Lebloc Centro de Eventos, em Maringá, contou com a participação de quase 700 pessoas, entre empresários, engenheiros, arquitetos, autoridades e representantes de entidades da construção civil de todo o país.
Os projetos e obras vencedores foram submetidos a uma comissão técnica que somou mais de mil horas de avaliações, além de passarem por votação de especialistas de diferentes regiões do Brasil. Neste ano, o prêmio incluiu uma nova categoria — “Construtora Regional”, voltada a empresas sediadas fora de Maringá, mas dentro da área de abrangência do Sinduscon/PR-Noroeste. No total, concorreram 30 empreendimentos de cinco cidades, entre residenciais, comerciais, obras públicas e projetos de arquitetura.
Durante o evento, o presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku, destacou a importância da premiação para o fortalecimento do setor e o reconhecimento do trabalho coletivo das empresas e profissionais que constroem o futuro das cidades. “Transformar realidades, gerar empregos, criar cidades e trabalhar com pessoas: este é o propósito que nos move. Cada projeto não é apenas uma obra, é um instrumento de transformação social e econômica. Cada tijolo erguido representa uma oportunidade, e cada edifício, uma história que se inicia com a chegada de seus moradores”, comentou Yabiku em seu discurso de abertura.
O presidente também fez um balanço de sua gestão à frente do Sinduscon, que se encerra neste ano, lembrando os desafios enfrentados pelo setor durante a pandemia. “Assumi a presidência em janeiro de 2020 e em março veio a pandemia. Foram dias difíceis, mas mostramos que éramos capazes de garantir a segurança das nossas obras e trabalhadores. Hoje, deixo a entidade mais forte, unida e preparada para o futuro. Este é meu último grande evento como presidente, e sinto muito orgulho de tudo o que conquistamos juntos”, declarou.
Além da entrega dos prêmios por categoria, a cerimônia marcou a concessão da Comenda Sinduscon, a mais alta homenagem da construção civil do Noroeste do Paraná. A honraria reconhece empreendedores que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento da engenharia civil e para o fortalecimento do setor.
Os homenageados deste ano foram Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e Wilson Matos, fundador e chanceler da Unicesumar.
Ao receber a homenagem, Renato Correia destacou o papel das entidades nacionais na construção civil. “Quero compartilhar este prêmio com as entidades que integram a CBIC. Estou aqui representando vocês, que coordenam o trabalho de mais de 160 mil empresas no país, responsáveis por empregar mais de 3 milhões de trabalhadores com carteira assinada.”
Já o professor Wilson Matos agradeceu a homenagem ressaltando sua trajetória de dedicação à educação e ao desenvolvimento regional. “Agradeço imensamente esta comenda, que muito nos alegra na nossa jornada e na nossa caminhada de vida. Aqui temos empreendedores, engenheiros e sonhadores que, com cada obra, constroem também oportunidades e conhecimento. Tivemos o privilégio de formar, ao longo da nossa história, mais de três mil engenheiros. A educação e a construção civil caminham juntas quando o propósito é transformar o futuro.”
Representando a Caixa Econômica Federal, uma das patrocinadoras do evento, o superintendente executivo da Habitação do Norte do Paraná, Valdemir Martins, ressaltou o papel de Maringá como exemplo de desenvolvimento e planejamento urbano. “Estamos reunidos aqui em Maringá, cidade que é referência em planejamento e qualidade de vida, para reconhecer os profissionais, empresas e iniciativas que transformam sonhos em realidade.”
O Prêmio Sinduscon 2025 contou com patrocínio da Caixa, Governo Federal, Totvs, Mútua, Cooper Bank, Ingatubos, FRTA Advogados, BRDE, Buysoft, Krona, DRM, Sanepar, Confea, Hotel Deville, BYD, TIP Form, Cimflex, TecFund, Acim, Marromil, Triunfo, Gerdau e Kandyany, e apoio de Sebrae, Crea-PR e Fiep.
Conheça os ganhadores:
- Categoria ODS e Gestão ESG: A Yoshii (Seen Residence)
- Categoria Inovação e Tecnologia - empreendimentos residenciais de interesse social: LBX (Fonte de Arudel)
- Categoria Inovação e Tecnologia - empreendimentos residenciais de médio porte: Design (Legacy)
- Categoria Inovação e Tecnologia - empreendimentos residenciais de grande porte: Plaenge (Plaenge Design by Pininfarina
- Categoria Arquitetura e Urbanidade - escritório de arquitetura projetos de pequeno e médio porte: Marcos Kenji Arquitetura (Recanto AG)
- Categoria Arquitetura e Urbanidade - escritório de arquitetura projetos de grande porte: Mendes Cardoso Arquitetura (Duo Living Complex)
- Categoria Arquitetura e Urbanidade - empreendimentos residenciais de interesse social: LBX (Royal Porto Dourado)
- Categoria Arquitetura e Urbanidade - empreendimentos residenciais de médio porte: Ciplart (Avanti)
- Categoria Arquitetura e Urbanidade - empreendimentos de grande porte: Ciplart (Fascino)
- Categoria Construtora Regional: Quadra 1 (Reserva Hause)
- Categoria Gestão de Obra - obras comerciais e residenciais de pequeno porte: Kamirai Construtora (TVAM Administração e Participação)
- Categoria Gestão de Obra - obras comerciais de médio e grande porte: Sisa Construções Civis (Segunda Igreja Presbiteriana Independente)
- Categoria Gestão de Obra - obras públicas: Planespaço (Senai Escola de Referência)
- Categoria Gestão de Obra - empreendimentos residenciais de interesse social: MRV & CO (Residencial Martini)
- Categoria Gestão de Obra - empreendimentos residenciais de médio porte: GRP Borges (Wit Residences)
- Categoria Gestão de Obra - empreendimentos residenciais de grande porte: Yticon (Duetto)
Foto: Todos os ganhadores da edição 2025