Publicado em 13/02/2023 às 08:55

Sinduscon e Senai oferecem residência técnica com especialização

Engenheiros terão a oportunidade de fazer pós-graduação com residência técnica. Isso significa que além de ingressar no mercado de trabalho e adquirir experiência de forma remunerada, os profissionais terão a oportunidade de fazer especialização em Gerenciamento de Obras pela Faculdade da Indústria Senai. A pós-graduação é uma parceria entre o Sinduscon/PR-Noroeste e o Senai, com apoio do Crea-PR.

De acordo com a coordenadora de pós-graduação do Campus da Indústria do Senai, Claudiane Rosenau,  o curso foi formatado para profissionais que desejam atuar no planejamento de obras. “O objetivo da residência técnica é capacitar e inserir no mercado engenheiros formados há até três anos”, explica. Por meio de um contrato de estágio, os engenheiros cumprirão jornada de seis horas na construtora, tendo a oportunidade de vivenciar as práticas da profissão.

Para o gerente regional do Crea-PR, Hélio Xavier, “entendemos que há oportunidade de evoluirmos na aproximação da realidade de mercado ao meio acadêmico. Um ótimo caminho para isso é a residência técnica, quando o recém-formado tem a oportunidade de aprender e, ao mesmo tempo, aplicar o aprendizado numa vivência prática. É o caso dessa residência, que proporcionará um diferencial, entregando melhores profissionais para a sociedade”.

O curso terá duração de 24 meses em modalidade híbrida, com 15 disciplinas, entre elas, planejamento e controle de obras; incorporação; metodologia BIM; desempenho das construções de acordo com a NBR 15.575; legislação e contratos; e manifestações patológicas. São 25 vagas com bolsa estágio de R$ 2.424. As aulas serão quinzenalmente às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã.