Publicado em 29/11/2021 às 11:50

Sinduscon-PR/Noroeste se torna membro do BIM Fórum Brasil

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste (Sinduscon-PR/Noroeste) acaba de se tornar membro do BIM Fórum Brasil (BFB), associação que reúne agentes da cadeia produtiva da construção envolvidos e interessados na disseminação do conceito e prática do BIM (Modelagem da Informação da Construção). Do inglês “Building Information Modeling”, o BIM é a base da transformação digital na construção civil.

O objetivo da parceria é disseminar e enraizar a metodologia BIM em Maringá e região, como explica o representante titular do Sinduscon-PR/Noroeste no BIM Fórum Brasil, Evandro Rodrigues da Silva, CEO da Bravo Empreendimentos.

“Recebemos o convite de ingressar no BIM Fórum Brasil e soou como uma ótima oportunidade de trazer informação segura e de qualidade sobre a metodologia. Os participantes do fórum são capacitados e, assim, teremos propriedade para falar sobre essa tecnologia que veio para ficar. Nosso objetivo é criar grupos de trabalho, trazer informações pertinentes sobre o BIM no Brasil e disseminar e enraizar o BIM em território maringaense”, detalha.

Atualmente, quatro grupos de trabalho do BIM Fórum Brasil estão em andamento no país. "À medida que as demandas nacionais de BIM aumentam, são criados esses grupos de trabalho. E poderemos colocar pessoas do Sinduscon-PR/Noroeste para participar desses grupos, ou seja, o nosso pessoal estará conectado ao Brasil todo para desenvolver os melhores parâmetros de desenvolvimento, que poderão se tornar normas”, acrescenta Silva.

As obras de ampliação da pista do Aeroporto de Maringá - que passou de 2,1 mil metros para 2.380 metros de comprimento -, por exemplo, foram feitas com base na metodologia BIM. Trata-se de um conjunto de políticas, processos e tecnologias que gera uma metodologia para projetar edificação ou instalação, ensaiar seu desempenho e gerenciar as informações e dados digitalmente durante todo o seu ciclo de vida.

BIM Fórum Brasil

Associação neutra e sem fins lucrativos, o BFB foi criado para unir os esforços que visam estimular a adoção do BIM no setor público e privado. Participam da entidade proprietários, incorporadores e investidores; governos e autarquias; empreiteiros e construtores; escritórios de projetos, coordenação, consultoria e gerenciadoras; fabricantes de componentes de construção; desenvolvedores de software; e academia e entidades de capacitação de Recursos Humanos.

No âmbito internacional, o BFB atua no intercâmbio com as entidades análogas de outros países buscando a troca de experiências e referências de excelência nas práticas do BIM.