Publicado em 26/11/2018

PRÊMIO SINDUSCON REVELA CONSTRUTORAS, FORNECEDORES E ACADÊMICOS GANHADORES

Depois de 760 horas de auditoria e muito trabalho das construtoras e colaboradores, foram revelados os ganhadores do Prêmio Sinduscon.

PRÊMIO SINDUSCON REVELA CONSTRUTORAS, FORNECEDORES E ACADÊMICOS GANHADORES

Em seu discurso, o presidente do Sinduscon-PR Noroeste, Marcos Mauro Pena Filho, destacou que a iniciativa “demanda grandes esforços da nossa equipe e da comissão julgadora, mas principalmente das construtoras, fornecedores e estudantes que se inscreveram. A participação das construtoras reforça o compromisso com as boas práticas de gestão e no canteiro de obras. Isso se reflete em melhorias ao meio ambiente, segurança aos trabalhadores e empreendimentos de qualidade”. Ele também anunciou que no ano que vem o Sinduscon será anfitrião do Conecti CBIC 2019, a Conferência Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação, que acontecerá em novembro. Durante a conferência será realizada a décima edição do prêmio.

Em nome do Seconci-PR Noroeste, Makihiro Matsubara, destacou que “quando realizamos a primeira edição tínhamos uma boa ideia e um esforço dos inscritos, mas não imaginávamos quantos resultados positivos teríamos com a iniciativa. Nove anos depois, nossa metodologia se aperfeiçoou e as construtoras e fornecedores tiveram avanços importantes. Para os trabalhadores da construção isso significa mais segurança e organização nos canteiros. Tudo isso contribui para que nosso prêmio seja referência para o setor. Para nós, isso é motivo de orgulho e coroa um esforço de muitas mãos”.

As construtoras bem avaliadas ganharam o Selo de Boas Práticas, que atesta o comprometimento em entregar um produto de qualidade e em investir em práticas sustentáveis no canteiro de obra. Receberam o selo a Catamarã Engenharia, Lotus, Metro Engenharia, Sisa Construções, Wegg CCII e Rosa dos Ventos.

Foram premiados ainda os melhores trabalhos de alunos de graduação, pós e cursos técnicos com foco na cadeia produtiva da construção civil. Nesta edição foram inscritos 11 trabalhos acadêmicos de três universidades – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Feitep. O primeiro colocado ganhou R$ 2 mil e o segundo colocado recebeu R$ 1 mil. Para o prêmio Sinduscon Fornecedores, as construtoras associadas ao sindicato indicam um fornecedor em 12 categorias

Critérios de avaliação

Para o prêmio Sinduscon, uma comissão técnica fez duas visitas à obra indicada e uma à sede para avaliações da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidade social, sustentabilidade e compliance. As análises são feitas com base no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, nas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nas Normas de Segurança no Trabalho (NR-18 e NR-35, entre outras) e nos critérios de sustentabilidade – econômica, social e ambiental.

Também foram avaliados presencialmente pela mesma comissão, todos os fornecedores. A premiação é uma realização do Sinduscon-PR Noroeste e Seconci, com correalização do Sebrae, Senai e Crea-PR, e patrocínio da Fiep, Sesi, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Coopercard, Tintas Ciacollor, BMW Barigui, Ordini, Eliane Revestimentos, Baccaro Advocacia, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Feitep, Sanepar, Sancor Seguros e Viapar.

Confira os ganhadores:

Revestimento cerâmico: Eliane

Textura e grafiato: Tintas Ciacollor

Selo Boas Práticas

Catamarã Engenharia, Construtora Lotus, Metro Engenharia, Sisa Construções, Wegg CCII e Construtora Rosa dos Ventos